trabalhos científicos
LISTA DOS TRABALHOS PREMIADOS
Aprovados Comunicação Oral
Aprovados Sessão E-Pôster
FAÇA O DOWNLOAD DO MODELO DO E-PÔSTER AQUI
Reveja o EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 23º CONGRESSO INTERNACIONAL E BRASILEIRO DE NEUROPSICOLOGIA:
SIMPÓSIO, APRESENTAÇÃO ORAL E POSTER
INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: DIRETRIZES GERAIS
- 17/06/2024 – prazo final para inscrição de resumos até 18h. Não haverá extensão de prazo.
- As inscrições serão por via eletrônica, no site do evento.
- Não serão aceitos resumos enviados por e-mail, aplicativos ou qualquer outra forma que não seja online via sistema de inscrições.
- O autor responsável pela submissão do trabalho deverá realizar o cadastro de inscrição no evento, não sendo necessário realizar o pagamento para envio de trabalhos.
- O inscrito deverá efetivar o pagamento da inscrição em no máximo 10 dias úteis após a divulgação dos resultados. A não observação deste período implicará em exclusão do trabalho da lista de apresentações e não será fornecido certificado.
- A submissão no sistema é limitada a no máximo 03 (três) trabalhos por primeiro autor, independente da modalidade. Não há limites para a participação como coautor em trabalhos submetidos por outros autores.
- A submissão no sistema é limitada a no máximo 08 (oito) autores por trabalho submetido.
- Serão aceitos resumos escritos nos idiomas português, inglês e espanhol.
- Ao efetivar a submissão do trabalho, os autores concordam com todas as regras do evento explicitadas neste Edital e autorizam a publicação do(s) trabalho(s) nos meios de divulgação da SBNP, sendo responsável pelo conteúdo apresentado.
CRITÉRIOS PARA ENVIO DE RESUMOS:
- O resumo deve conter no mínimo 150 e no máximo de 250 palavras.
- Apresentado em formato estruturado: 1) Trabalhos empíricos ou revisões: Título, Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões; 2) Relatos de caso ou experiência - Introdução, Exposição do caso e Conclusão.
- Os autores devem explicitar seus conflitos de interesse em campo próprio no formulário de submissão de resumo. Recomenda-se também a apresentação de conflitos de interesse nas apresentações orais.
- Título: preenchido em campo específico. Deve ser breve e sucinto, com no máximo 15 palavras.
- O resumo NÃO deve conter: citações, referências, abreviaturas, quadros, tabelas ou figuras.
- Palavras-chave/descritores: Todo resumo deve ser acompanhado de descritores (3 a 5 palavras), sendo uma delas a palavra NEUROPSICOLOGIA. Os descritores são palavras fundamentais que auxiliam na indexação dos artigos em bases de dados nacionais e internacionais em Ciência da Saúde. Para determinar os descritores, deve-se consultar a lista de DeCS - Descritores em Ciências da Saúde, elaborada pela BIREME. Disponível em: http://decs.bvs.br//
- Serão aceitos trabalhos originais e revisões sistemáticas ou de escopo com ou sem metanálise. Revisões narrativas não serão aceitas.
- Os resumos submetidos não podem ter sido previamente publicados em qualquer meio de divulgação técnico-científica.
- Não serão aceitos protocolos de estudos.
- Os avaliadores terão acesso aos resumos sem identificação de autoria ou instituição, portanto o resumo não poderá conter qualquer tipo de informação que permita a identificação. Resumos com qualquer tipo de identificação não serão avaliados.
- O título original do trabalho deverá ser mantido desde a submissão até a apresentação. Alterações posteriores implicará em desclassificação do trabalho.
- Verifique o correto preenchimento do formulário de submissão. Uma vez submetido, o resumo não poderá ser editado.
- Não será permitida a inclusão de novos autores, ou substituição, depois de concluída a submissão.
- Estudos originais de qualquer natureza (estudos de caso, relatos de pesquisa ou de experiência) devem ter aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. O autor deve confirmar a aprovação pelo CEP informando o número do CAAE. Em caso de revisões (sistemáticas ou de escopo), deve informar "Não se aplica". Estudos originais sem informação de aprovação pelo CEP e provisão do número do CAAE serão recusados.
- Os resumos que não estiverem em conformidade com as regras de submissão, serão automaticamente reprovados.
ÁREAS DE SUBMISSÃO:
- Avaliação Neuropsicológica (Infância e Adolescência)
- Avaliação Neuropsicológica (Adulto e Idoso)
- Neuropsicologia, Neurociência e Educação
- Reabilitação e Intervenções (Infância e Adolescência)
- Reabilitação e Intervenções (Adulto e Idoso)
- Desenvolvimento típico e atípico
- Neuropsicologia do envelhecimento
- Neuropsicologia e a relação com outras áreas
- Neuroimagem e Neuroestimulação
- Neuropsicofarmacologia
- Neuropsicologia, psicopatologia e saúde mental
MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO:
APRESENTAÇÃO ORAL e PÔSTER:
- Apresentação oral ou pôster. A comissão poderá definir a forma de apresentação, baseando-se na avaliação dos pareceristas e em sua qualidade indicando os trabalhos com as maiores notas para apresentação oral. Os demais trabalhos aprovados serão apresentados em formato de pôster, mesmo que submetidos na modalidade oral de Temas Livres.
- As orientações para apresentação dos trabalhos, bem como data e hora, serão publicadas no site, juntamente com a lista de trabalhos aprovados.
APRESENTAÇÃO ORAL:
- Deve ser realizada presencialmente pelo autor/relator, na forma oral com projeção multimídia.
- O trabalho deverá ser entregue na sala mídia desk do evento (a qualquer momento ou com antecedência mínima de 2h antes da apresentação).
- Na impossibilidade de apresentação pelo autor/relator, outro autor poderá apresentar o trabalho, desde que seu nome conste na submissão e a alteração seja comunicada, por e-mail, com antecedência de 15 dias. O novo relator deverá estar inscrito no evento.
- O tempo para a apresentação será estabelecido pela comissão científica e informado no site do evento.
- Todos os trabalhos serão avaliados durante a apresentação.
- A comissão organizadora disponibilizará o template para a apresentação.
PÔSTER:
- Os trabalhos dessa modalidade serão apresentados em dia e horário a ser informado no site/programação do evento. Os autores devem estar disponíveis nos períodos indicados para trocas científicas com avaliadores e interessados.
- Os pôsteres devem ser afixados pelo autor responsável antes de sua sessão de apresentação e retirados ao seu final.
- As orientações do formato do pôster e o template serão disponibilizados em momento oportuno no site do evento.
SIMPÓSIO:
O simpósio é uma modalidade oferecida como parte do programa científico do 23º Congresso Internacional e Brasileiro de Neuropsicologia para que pesquisadores enviem uma sessão inteira organizada em torno de um tópico.
- As propostas de simpósio serão revisadas pela comissão científica e as melhores irão para a grade de programação.
- Cada simpósio deverá ter três apresentações (o coordenador poderá ser um dos apresentadores ou apenas introduzir e fechar o simpósio).
- Duração: 90 minutos por sessão; aproximadamente 20 minutos por apresentação (até 3 apresentadores no máximo).
- Critério: Os simpósios devem integrar pesquisadores de, no mínimo, duas instituições diferentes. É desejável a representação de palestrantes de diferentes estados brasileiros.
- As notificações serão enviadas por e-mail aos autores apresentadores em setembro de 2024.
- Os apresentadores e autores do Simpósio devem arcar com todos os custos de viagem e hospedagem..
- Os autores convidados a apresentar o Simpósio têm isenção de inscrição no evento, e deverão solicitar o código à organização.
- O Simpósio deve ter um título geral de até 20 palavras, além de uma introdução geral de até 200 palavras. O objetivo da introdução geral é apresentar o tópico que será abordado no simpósio integrando os 3 trabalhos a serem apresentados.
- Cada trabalho/apresentação dentro do simpósio deve submeter um resumo conforme as descrições no tópico 2 deste edital, inseridos todos junto com a introdução geral no espaço destinado ao resumo no site do evento.
CRITÉRIOS DE JULGAMENTOS DOS TRABALHOS DE APRESENTAÇÃO ORAL E PÔSTER
- Após o término do prazo de submissão, os trabalhos serão encaminhados aos pareceristas ad hoc para julgamento de mérito. O processo de avaliação será cego.
- Todos os trabalhos submetidos serão analisados por revisores ad hoc. A decisão final de aceitação dos trabalhos é exclusiva da comissão científica do evento.
- Não caberá recurso das decisões da Comissão Avaliadora.
- Os avaliadores terão acesso aos resumos sem identificação de autoria ou instituição, portanto o resumo não poderá conter qualquer tipo de informação que permita a identificação. Resumos com qualquer tipo de identificação não serão avaliados.
- Os itens abaixo serão analisados e notas de 0 a 10 serão atribuídas para cada um:
- Atualidade, originalidade e relevância do tema;
- Pertinência do título;
- Introdução contextualizada;
- Pertinência dos objetivos e coerência das hipóteses (quando houver);
- Adequação, qualidade e descrição do método;
- Relevância dos resultados e coerência com o método de modo a alcançar o(s) objetivo(s) do estudo;
- Fundamento, coerência e alcance da conclusão;
- Qualidade da redação e organização do texto (clareza e objetividade);
- Relevância das implicações práticas e/ou clínicas advindas do estudo.
- A nota final do trabalho será calculada pela média das notas atribuídas em cada item;
- Serão aceitos trabalhos com nota final maior ou igual a 6 (seis).
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
- A relação dos resumos aprovados será publicada no site do evento em data oportuna.
- O resultado também estará disponível na área reservada de cada autor, no sistema de inscrições. É de responsabilidade do autor acompanhar sua área reservada para verificação de resultados.
PREMIAÇÃO
- Serão outorgados Certificados de Mérito Acadêmico aos 3 melhores trabalhos nas modalidades de apresentação oral e pôster.
- A entrega da premiação será comunicada no último dia do evento, no momento do encerramento.
- A premiação inclui a inscrição para o próximo evento para o primeiro lugar na apresentação oral.
CERTIFICADOS
- O trabalho aprovado e apresentado no evento receberá 01 certificado com o nome do autor principal/apresentador em negrito e o nome de todos os coautores cadastrados no momento da submissão.
- Os certificados não estarão disponíveis aos coautores, independentemente de estarem cadastrados no sistema. É de responsabilidade do autor principal emitir o certificado no sistema online e repassar aos coautores.
- Todos os certificados serão disponibilizados no sistema online de inscrição em até 30 dias após o término do evento e pelo prazo máximo de 90 dias após a disponibilização na área do inscrito. Não serão enviados certificados por e-mail ou qualquer outra forma.
- Não será permitida a alteração na ordem de cadastro de autores nem acréscimos de autores que não foram incluídos no momento da submissão.
- É de responsabilidade do autor principal cadastrar corretamente os dados de todos os autores, pois a emissão do certificado será feita de forma automática pelo sistema de inscrições. A comissão organizadora não se responsabiliza por erros na emissão dos certificados, decorrentes de falhas no cadastramento de dados.
Informações adicionais ou dúvidas poderão ser sanadas por e-mail vinicius.padilha@oxfordeventos.com.br ou telefone (16) 99613-3729.