Retrospectiva 2015

Caros associados da SBNp,

Estamos chegando ao final deste ano e gostaríamos de fazer uma breve retrospectiva do nosso trabalho. Você, associado, é o núcleo de todos os nossos esforços na intenção de melhorar a qualidade técnica-científica dos neuropsis brasileiros e, assim, disponibilizar a melhor assistência à população.

Neste ano, tivemos alguns importantes marcos que entrarão para a história da nossa sociedade. Em Novembro, no Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, em Natal, foi assinado o acordo entre a SBNp e o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF) que regulamenta a creditação do título de especialista em Neuropsicologia para fonoadiológos através a prova de certificação elaborada pela SBNp. Nossa maior e mais cara bandeira é a multidisciplinaridade e agora demos um grande passo ao reconhecimento oficial daquilo que lutamos. Esperamos, assim, fazer uma avaliação rigorosa para que os graduados em fonoaudiologia possam ter uma creditação confiável em neuropsicologia. Neste mesmo sentido, esperamos que mais profissionais, das mais diversas áreas da saúde, busquem nossa certificação.

Durante o mesmo congresso, tivemos novas associações de profissionais que viram as vantagens de se tornar um membro da nossa sociedade: descontos em congressos por nós apoiados, dos nossos parceiros (FBTC e ABP) e divulgação dos dados profissionais em nosso site, além de descontos nos livros da editora Artmed. Estamos trabalhando dia e noite para aperfeiçoar os serviços oferecidos, aprimorando os já existentes e criando novos. Nosso site está passando por uma reformulação e, em breve, estará funcionando sem problemas.

O Congresso, ainda, foi um sucesso de público que pode contar com um corpo de palestrantes da mais alta qualidade, inclusive a nível internacional. O II Congresso Brasileiro de Demências (II Coned), organizado pela professora da UFRN, Katie Almondes, também foi um grande sucesso e demonstra como os pólos regionais da Neuropsicologia são importantes.

No início do ano, foi concluída a parceria oficial com a Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), presidida por Carmen Beatriz Neufeuld. Esse acontecimento marca a intenção das duas associações de promoverem práticas em saúde mental baseadas em evidências e possibilitar uma troca de conhecimentos entre as duas instituições.

A nossa mais antiga parceira, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), presidida pelo Dr. Antônio Geraldo  Silva, se torna cada dia mais  consolidada. A SBNp apoiou dois documentos elaborados pela ABP, um sobre a posição contrária à legalização da cannabis (maconha) para uso recreativo e a outra sobre diretrizes de atendimento em saúde mental, que propõe um novo modelo, que não é hospitalocêntrico nem baseado numa ideologia que não presta a devida assistência aos pacientes com transtornos mentais.

Outro importante marco para a SBNp, no âmbito dos direitos humanos e civis, foi a comemoração da aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo nos Estados Unidos da América (EUA). Consideramos que a homossexualidade não constitui desvio nem doença e na verdade faz parte das possibilidades da sexualidade humana. Esperamos que,  breve, tenhamos no Brasil a aprovação de leis semelhantes e que permitam uma verdadeira igualdade de direitos entre os cidadãos - direitos estes que não devem ser colocados à serviço de nenhuma religião ou de nenhuma ideologia.

Por fim, foi eleita a nova gestão da SBNp, que agora é presidida pelo professor doutor Neander Abreu, com a vice-presidência  ocupada pelo professor Gabriel Coutinho. Novas idéias estão surgindo e em breve teremos muitas novidades! Desejamos muita sorte aos nossos presidentes e à toda diretoria executiva recém-eleita.

Não poderíamos terminar está mensagem sem agradecer o ex-presidente da SBNp, o professor doutor Leandro Fernandes Malloy-Diniz, pelo seu incansável trabalho no fomento da Neuropsicologia e por ter conseguido todas as conquistas aqui listadas e outras tantas que não foram. Do mesmo modo, agradecemos a Eliane Fazion, ex-tesoureira, que com sua amabilidade, carinho e qualidade profissional colocou as finanças da sociedade em ordem. Sem essa duas pessoas, as conquistas deste ano seriam, com certeza, menores.

Assim, caro associado, mostramos o tanto de novidades e ações que alcançamos este ano e o tanto de projetos futuros que nós esperam com a nova gestão. Agradecemos este ano de muito trabalho, de muito esforço e pedimos desculpas por eventuais problemas técnicos. A cada dia nós nos tornamos mais profissionais e dedicados à nossa missão: representar os neuropsis de maneira exemplar.

Desejamos à todos vocês e seus familiares um excelente Natal e Ano Novo, que possam descansar, renovar as forças e adentrar ao ano de 2016 com gás total para nos ajudar a construir uma SBNp melhor. Que esta época também possa servir para reflexões íntimas e mudanças possam ser feitas em suas vidas pessoais.

Boas festas à todos!

Atenciosamente,

Equipe SBNp.